SEJA SÓCIO AMAZONAS
AMAZONAS FC
O ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DO FUTEBOL AMAZONENSE
Curiosidades

Primeiro título da história
Em 2019, ano de fundação da Onça-pintada, veio o primeiro título do Amazonas FC. Na disputa da Série B do Campeonato Amazonense, o time comandado pelo técnico Ricardo Lecheva conquistou o troféu de maneira invicta, com quatro vitórias e um empate em cinco partidas.



Estreia nacional e acesso à Série C
Em 2022, o Amazonas FC entrou em campo para disputar sua primeira competição nacional - a Série D do Campeonato Brasileiro. No dia 17 de abril, o time comandado pelo técnico Rafael Lacerda viajou até Rio Branco (AC) para encarar o Humaitá. Na Arena da Floresta, o Aurinegro bateu os donos da casa por 1 a 0, com gol marcado pelo meio-campista Rafael Tavares.



E logo em sua primeira disputa nacional, veio o primeiro acesso da Onça-pintada. Após liderar com folga seu grupo na primeira fase, passou por Juventude (MA) e Lagarto (SE) até chegar aoos jogos do acesso. No confronto diante da Portuguesa (RJ), empate por 1 a 1 na capital carioca, vitória por 3 a 2 em Manaus e vaga garantida na Série C do Campeonato Brasileiro do ano seguinte.

Goleadores aurinegros
Além do acesso à Terceirona, o Amazonas FC fez história na Série D 2022 ao ter os dois princiais artilheiros da competição: o meio-campista Rafael Tavares e o atacante Ítalo, ambos com 11 gols marcados.

 

O único clube amazonense campeão brasileiro
Após o sucesso conquistado em sua primeira disputa nacional, a Onça-pintada voltou a fazer história no ano seguinte, em 2023. Campeão amazonense pela primeira vez, o Aurinegro fez uma grande primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro e se garantiu na fase final da competição. Depois de duas derrotas nas rodadas iniciais do quadrangular final, o Amazonas venceu as quatro partidas seguintes, garantiu o acesso à Segundona e vaga na final da competição.



Embalado pela subida de divisão, a equipe comandada pelo técnico Luizinho Vieira encarou o Brusque na decisão. No primeiro confronto entre as duas equipes, na Arena da Amazônia, empate em 0 a 0. No duelo da volta, no interior catarinense, vitória da Onça por 2 a 1, de virada, com gols de Diego Torres e Sassá. Pela primeira vez na história, o futebol amazonense faturava um título de Campeonato Brasileiro.

O maior público pagante da Arena da Amazônia
No dia 7 de outubro de 2023, o duelo entre Amazonas e Botafogo (PB), válido pela última rodada do quadrangular final da Série C do Campeonato Brasileiro, se tornou o que levou o maior público pagante à Arena da Amazônia na história. 41.850 torcedores compraram ingressos para assistir a vitória do Aurinegro sobre o Belo por 2 a 0, com gols de Diego Torres e Rafael Tavares, e, ao fim do jogo, comemoraram o segundo acesso consecutivo da Onça, desta vez, para a Segundona.



Artilheiro e decisivo!
Contratado para a disputada da Série C, em 2023, o atacante Sassá foi o artilheiro daquela edição, com 18 gols marcados, um deles o do título, diante do Brusque, na decisão da competição. Pelo segundo ano consecutivo, o Aurinegro tinha o principal goleador de um Campeonato Brasileiro.

Copyright © 2025. AMAZONAS FC - Todos os direitos reservados.